.T.E.A.T.R.O .............. I.M.A.G.O *
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A P R E S E N T A
*** E N S A I O**** V I S ****M O T R I X ***
t e a t r o **d e** a n i m a ç ã o
E N S A I O V I S M O T R I X é o estado de ânimo ou fôlego, a força motora num ensaio sobre a alma das Marionetes. É um estudo teatral sobre a respiração e a gestualidade dos bonecos que ganham vida nas mãos dos atores.
A cena é baseada na antiga tradição das marionetes japonesas, nas técnicas de animação do teatro Bunraku. Atores e bonecos à vista do público reconstroem o mistério da vida no teatro.
d i r E ç ã o
Mauro Rodrigues
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A t o r e s - A n i m A d o r e s
Bruna Villa
Daiane Baumgartner
Daniela Pagnoncelli
Fabíola Gonçales
Marcos Nagata
Robson Barbosa
Roger Valença
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estudos de poÉtica do teatro
Alento
Fôlego
Vis MotriX = Força Motora
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UM
ENSAIO
rua Mato Grosso nº 537
londrina - pr
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O Teatro Imago - teatro de animação - e este seu E N S A I O V I S M O T R I X, montagem de estréia do grupo no palco, são resultantes parciais da primeira etapa do projeto de pesquisa em ensino, intitulado Estudos de Poética e Pedagogia do Teatro. Ambos são coordenados pelo Prof.Dr. Mauro R Rodrigues, no Departamento de Música e Teatro do Centro de Educação, Comunicação e Artes, CECA - da Universidade Estadual de Londrina. Contam com a participação de treze estudantes da Graduação em artes cênicas: interpretação teatral, dos quais sete estão em cena e os demais colaboraram na produção desta montagem e em outras etapas da pesquisa.
Nos próximos meses "Ensaio Vis Motrix" será apresentado em curta temporada em teatros de Londrina e região, percorrendo trilhas inusitadas na busca de espectadores iniciantes que estão em espaços onde o Teatro de Animação nunca esteve.
Produção:
Teatro Imago
teatro de animação
Realização:
LATEA - Laboratório de Teatro de Animação - UEL
MUT - Departamento de Música e Teatro – CECA - UEL
Apoio:
Casa de Cultura - UEL
Sala 656
DEPARTAMENTO DE MÚSICA E TEATRO
Teatro Imago
em
E n s a i o V i s M o t r i X
Teatro de Animação
Realização
Fecomércio / SESC Londrina; Universidade Estadual de Londrina - Divisão de Artes Cênicas – Casa de Cultura e Departamento de Música e Teatro.
(43) 3324-8694 e/ou Divisão de Artes Cênicas – Casa de Cultura – Adriane Gomes
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Caros amigos,
Como vocês sabem, o Dia Mundial da Marionete é comemorado no próximo 21 de Março. Convidamos você a ler a Mensagem Especialmente escrita para este acontecimento por Sennosuke Takeda, eminente membro da Arte da Marionete no Japão.
Sabemos que vocês estão bastante ocupados com o seu trabalho e as suas atividades, mas seremos gratos pela difusão desta mensagem para todos os seus amigos para que conheçam o papel que a marionete desempenha no mundo todo em nossos dias.
Desejamos a vocês um feliz Dia Mundial da Marionete e que, dia após dia, o Mundo da Marionete seja conhecido e reconhecido pelos demais ramos da cultura internacional assim como os trabalhos nos quais vocês ativamente colaboram.
Sinceras saudações
Miguel Arreche
Secretário Geral da Unima
Union Internationale de la Marionnette
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UNION INTERNATIONALE DE LA MARIONNETTE–UNIMA
21 de março 2007
Dia Mundial da Marionete
A nostalgia e o novo
Sennosuke Takeda
(tradução Mauro Rodrigues)
Nascido na cidade Iida em 1939, trabalhou intensivamente para o desenvolvimento da arte do boneco no cinema, teatro e televisão. Sócio do Comitê Executivo da UNIMA, é presidente de honra do UNIMA- Japão e diretor do Takeda Memorial International Marionnette Museum.
Gosto de pensar que a cidade de Iida, transmitindo suas tradições às gerações sucessivas e as transportou até a modernidade, alcançou notoriedade mundial. As novas formas teatrais, provenientes principalmente da Europa e da América, conquistaram o Japão, e alimentaram durante por tantos anos a cultura sem igual desta ilha-nação, transformada em uma pequena caixa que navega no meio de uma enorme tempestade e isso às vezes a faz desaparecer.
Neste tempo, uma grande família com dons excepcionais para o teatro de bonecos, percorreu todos os países oferecendo suas apresentações, floresceu e desenvolveu-se na ilha de Awaji. Os moradores locais lhes forneciam um lugar para viver e em troca eles lhes ensinavam sua arte, o que conduziu à fundação de um teatro de boneco que permanece vivo ainda nos nossos dias.
Nestes últimos anos, várias vilas e aldeias ao redor de Iida foram absorvidas pela cidade. Foram construídos teatros utilizando técnicas arquitetônicas japonesas para as companhias Kuroda (Kuroda Puppet Company) e Imada (Imada Puppet Company) com a ajuda de instituições locais de forma que eles podem agora oferecer suas apresentações sem se preocuparem com as condições climáticas.
Mantendo o estilo do período Edo, o novo teatro de Kuroda realiza suas montagens com bonecos agora sob um teto que cobre a cena, mantendo a tradição de o público situado por completo no anfiteatro ao ar livre. Bonecos de Kuroda são caracterizados pelos cabelos que são conectados às cabeças antes de cada apresentação.
Pessoalmente eu considero que os cabelos dos bonecos de Kuroda, entre todas as variedades de cabeças de boneco manipuladas por três bonequeiros, são muito bonitos, incluindo o Bunraku em Awaji. Toda vez que vejo estes bonecos fico muito feliz e cheio de admiração. E espero sinceramente que isto possa acontecer novamente, pois agora os cabelos dos bonecos sempre estarão protegidos.
Quinze anos atrás, eu fui convidado pela cidade de Iida que construíra o Museu Internacional da Marionete Sennosuke Takeda em Zakoji, cercada pelos Alpes do sul e central, em um lugar de rara beleza no Japão.
Quarenta anos atrás, enquanto assistia a uma apresentação de Comédie Française, em Paris, uma criança que eu suponho devia então estar na escola primária, olhou atentamente para mim, observando que eu estava concentrado no espetáculo que assistíamos. Como eu sorria e reagia apenas aos gestos dos atores, a criança gostaria que eu também tirasse proveito, seguindo também os diálogos, e eu fui tocado profundamente por este ato amável dela.
Em vez de esperarmos que eles sejam adultos, quando jovens é que deveríamos apresentar a beleza e a cultura para as nossas crianças. Eu continuo meu trabalho no museu, na esperança de que um dia os teatros de bonecos do mundo inteiro estejam como aquele, ocupados por crianças.