29.11.09

Imago em Temporada no Aniversário de Londrina

*

Temporada Imago Teatro de Animação

Para comemorar o Aniversário de Londrina


E S T R E I A


VORTEX: Folia para Sopro, Cordas y Marionetes

O novo espetáculo da Companhia Imago Teatro de Animação. É um diálogo entre a Alma das Marionetes e o Espírito da Musica, representando o despertar de um canto silencioso para as marionetes.

Nesta obra música e movimento se entrelaçam, na composição da alquimia que faz nascer a individualidade de uma personagem: a marionete que ainda não tem nome.

A música é uma folia, que em sua origem medieval e era esta a denominação das festividades de comunidades agrícolas da Península Ibérica e, depois, no Barroco (1600-1750), transformou-se em gênero musical que, aqui, neste espetáculo, folia significa a reunião deste grupo de artistas na celebração do enternecimento, da sensibilização individual e coletiva. A marionete é uma alegoria do nascimento da individualidade.

O canto silencioso refere-se ao conceito de Platão, que faz vibrar em nós o que é anterior às palavras e pensamentos. Vortex encena a mudança do imaterial em material, a essência humana rica e divina que se humaniza, ganhando a forma do corpo que dança e se expressa no espaço da cena. O cósmico irrompe em cena, ganhando densidade, e por certo expande a personalidade que se expressa na forma geométrica, na dança, na música da marionete que ali nasce.

Vortex ou vórtice é a unidade que faz movimentos circulares, reapresentando as forças e os poderes dos ciclos. É a força intrínseca do movimento, o fluxo dos sentimentos e propriamente o mistério da música. Em Vortex os substratos da alma, que tem como base a inocência sabia e silenciosa, segue a espiral em constante movimento e transformação que faz das marionetes do Imago pura sensibilidade expressos em abraço.

Em cena estão a flauta de Nivea Nasser, as cordas de André Siqueira e as Marionetes de Mauro Rodrigues, animadas por Robson Barbosa e Laura Lopes. A música é "Variações sobre Folies d’ Espagne", de Marain Marais (1656-1728).


*